domingo, 13 de maio de 2012


 Estudo bíblico
 Título: Jericó, Cidade das palmeiras, das fragâncias, dos prazeres.
 Tema: Os altos e baixos da vida cristã.
 Introdução: Lucas 10:30-34. Algum dia, alguma vez ! Não sempre!
Neste caminho todos  descemos alguma hora. É inevitável que não
ocorra com nôsco, pois, como diz as Escrituras Sagradas: " Não hà
um justo, nem um sequer." Romanos 3: 10.
   1ª) Divisão: Não apenas o cidadão comum e menos experiente desce, entretanto por este mesmo caminho, embora, não sempre,mas ocasionalmente também desce o Sacerdote, conhecedor e versado, consciente, desce.
                Também o Levita responsável exclusivo no templo pelo louvor. A linhagem levítica servia ao Senhor exclusivamente, entretanto, descia ocasionalmente à Jericó. A única diferença é que não tiveram a mesma má sorte do cidadão comum e não cairam nas mãos dos salteadores, entretanto ao ver-se comprometidos com esta descidinha escondida à Jericó, não quiseram se expor em ajudar o desafortunado concidadão Judeu. Passando ao longe e até para não serem desmascarados por serem de uma ordem superior no templo.
       Estão tão íntimos com esta descidinha à Jericó que passam de lado e não fazem nada para ajudar ao menos afortunado em mais uma de suas descidas, mesmo que ocasional à Jericó !
     a) Romanos 3:10. Não hà como esconder esta verdade !
     b) Romanos 3: 23. Isto é oque todos tem em comum !
     c) II Reis 2:5. Afinal, Jericó não é de toda tão ruim assim! Lá tem uma escola de profetas. Isto quer dizer que até em um lugar ruim pode ter alguma coisa boa ! Talvez por esta ilusão tais homens
desciam a esta Cidade.
   2ª) Divisão: João 4: 9. O homem era Samaritano apenas para nos instruir que as vezes quando estamos em determinada situação que os irmãos deveriam estender as mãos para nos ajudar, não o
fazem e aí o estranho faz oque este deveria ter feito. Proverbios 18:24 ; Lucas 16: 8.
    a) Romanos 11: 32. Dependemos da graça e da mizericórdia de Deus. Graça porque recebemos de Deus oque não merecemos  e misericórdia por não recebermos de Deus a punição merecida por
nós.
   b) 1ª Corintios 10: 11-13. Ter o dezejo de descer á Jericó é a forma que Deus tem para saber se realmente queremos serví-lo ! É através de nossas fraquezas que definimos nossas maiores preferências diante de Deus.
   c) Tiago 1: 14-15. Ter vontade de pecar não é pecado. Pecado é ceder ao pecado.
    3ª) Divisão: Romanos 2: 3-4. As vezes esquecemos da misericórdia de Deus e aplicamos nossa justiça.
    a) Galatas 6: 1-3. Todos de alguma forma descemos à Jericó !
    b) Salmo 37: 23-24. Mesmo o homem bom está sujeito a cair !
   c)  Isaias 40: 29-31. Até os mais vigorosos estão sujeitos a cair.
  4ª) Divisão: Proverbios 24: 16-18. Ficamos escandalizados ao vermos um irmão fazendo coisas não dignas de um cristão e esquecemos que se este for justo, Deus o levantará ! Mesmo com
toda nossa indignação.
   a) Tiago 5: 14-16. É preciso tomar cuidado ao confessar pecados,pois se a pessoa não tiver a mesma experiência de quem está  a confessar e se não estiver na direção do Espirito Santo de Deus,
com certeza irá de alguma forma discriminar quem confessou! Procure pessoas que tenha a mesma experiência para compartilhar as suas. Cuidado!!!     II Corintios 1: 3-4.
 b)Tiago 5: 19-20. Será que temos ajudado ao errado a sair do erro?
 c) Hebreus 12:12-13. Será que temos ajudado a subir de Jericó ?
   5ª) Divisão: Tiago 2:11-13 ; 1ª João 3:15. Depois de ter lido estas passagens ! Será que estamos dispostos a ajudar ao irmão caido?
  a) 1ª João 2:1. Aqui ninguém escapa ! O verbo está no subjuntivo e pode ser ou não, entretanto é afirmativo: Cristo é nosso advogado.
  b) Salmos 103: 10-14. Deus sabe oque realmente somos e como temos a tendência para descer à Jericó.
  c) Mateus 9: 12-13. É realmente quem desce à Jericó que necessita do advogado que é Jesus.
   6ª) Divisão: Jeremias 31: 34. Vale a pena lutar mesmo que se tenha caido. Deus apaga nossas  transgressões e as lança nas profundezas do mar. Miqueias 7:19.
                             Crônicas de antunin amartins
              Ao deparar-mos com os obstáculos à frente e se não mirá-los com superioridade rumo ao ideal almejado, jamais os transporemos e não realizaremos nossos sonhos. As barreiras são para serem superadas ao longo da jornada, pois só elas darão sentido real ao nosso sucesso.
          Se ao primeiro ponto de dificuldades que encontrar-mos,  o enxergarmos maior do que nós, certamente seremos derrotados à primeira pressão das forças opostas ao nosso êxito.
Ninguém alcançará a vitória sem ter uma luta travada e o triunfo nunca poderá ser completo em se mesmo.
      É necessário mirar bem o alvo a ser alcançado, entretanto , as vezes devemos dar uma recapitulada na história e ver a distância percorrida, pois só assim vamos ter vontade de concluir nossa meta tão ansiada. " A distância e o tempo devem ser nossos aliados".
     As derrotas jamais devem ser consideradas sinônimo de fracasso, porém, degráus que nos conduzem passo-a-passo rumo a um ponto convexo culminante à vitória. As possibilidades e impossibilidades existem e são reais, entretanto, se considerarmos ambas como nossas aliadas, então jamais desistiremos de lutar.
       a) II Corintios 4: 16-17. As experiências vem com as lutas, Tiago 1: 2-4.
      b) Proverbios: 3:5-8. Antes de descermos à Jericó devemos apresentarmos nosso dezejo a Deus. É importante ser honesto com Deus.
     c) Eclesiaste: 9:8. É importante jogar limpo com Deus.
     d) II Corintios: 12:7-10 ; Romanos 7: 15 ; Romanos 8: 31-39.
Deus sabe de nossas descidinhas escondidas à Jericó e quer nos ajudar!!!