sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Salmos 40:1-5. Exegese

                                      Salmos – Capítulo 40:1-5    Exegese
                                                                            I
1 Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.
                                                       ( Desenvolvimento )
Há um tempo entre esperar confiadamente e clamar, pois Deus apenas ouvirá quando for solicitado e se inclinará quando ver que há esperança por parte de quem está a clamar por socorro.   Este quando, pode ser, mais do que imaginamos, pois desde o inicio do sofrimento, já se tem o intuito de clamar, entretanto, neste caso, já havia um bom tempo, pois este se encontrava num lamaçal , atolado, num poço de perdição.
                                                                       II
2 Tirou-me de um poço de perdição, de um tremendal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. Leia o Salmo 73 e veja que há momentos decisivos na vida do crente em Jesus Cristo.  E como há !!!
                                                  (Desenvolvimento )
Deus permitiu que este chegasse bem ao fundo do poço, mas não o abandonou quando clamou por socorro.  Ninguém imagina o tempo limite do socorro de Deus, mas Deus o livrou do lamaçal e no lamaçal para dar mais sentido à vitória.
OBS:. As vezes, nem bem começamos a sofrer e já esperneamos e não queremos saber do limite deste sofrimento, pois se não for no limite, Deus não socorrerá, muito embora esteja a ouvir o clamor.  1ª Corintios 10:11-13.
                                                                      III
3 E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR.
                                                (Desenvolvimento )
Acabou a tristeza, a vergonha do sofrimento, pois a vitória veio em tempo oportuno para testemunho a todos que presenciaram o socorro de Deus em meio ás adversidades da vida. Leia: Romanos 8:28 ; Tiago 1:2-4 e 12
                                                                     IV
4 Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira.
                                         (Desenvolvimento )
Eclesiastes 8:5 .  Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo.
 Filipenses 1:29-30. Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele,  pois tendes o mesmo combate que vistes em mim e, ainda agora, ouvis que é o meu.
João 16:33. Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
                                                                      V
5 São muitas, SENHOR, Deus meu, as maravilhas que tens operado e também os teus desígnios para conôsco; ninguém há que se possa igualar contigo. Eu quisera anunciá-los e deles falar, mas são mais do que se pode contar.
                                          (Desenvolvimento)
Já parou para imaginar quantos livramentos Deus te proporcionou enquanto estava neste teu leito de dor?
Te livrou de desastres de todas as formas, não dá para entender, mas, Isaías 64:4. Diz : Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.
   Oh !     Deus está no controle !
Não desanime !  Não desista !
                                           Testemunho pessoal:
  Estive 60 dias com infecção urinária, fui ao médico, este me passou medicamentos e eu os tomei e junto ás orações,numa manhã, indo ao banheiro, expeli na urina, um fio de cabelo bem pequeno que estava envolto em pus e daí em diante passei a urinar normal. 
 Não estamos isentos de passar por estas situações, o que  não podemos é desanimar e deixar de clamar ao Senhor que tudo sabe e tudo vê !