Estudo examinado minuciosamente a uns 40 anos; escrito entre 16 e 17 e editado em 17-05-2017. E tendo Deus por testemunha fiel com Sua graça que me é concedida para escrever.
Observação: Não recebi nenhuma ordenação de Deus para escrever esta mensagem e apenas a escrevi por crer na veracidade de Sua Palavra e expor a minha interpretação do fato ocorrido.
________________________________________________________________________________
Introdução: 1ª Samuel 22:1-2. Imagine bem o tipo de pessoa que Davi liderou destes 400 homens, e o que teve de fazer para lapidar a personalidade de cada um destes indivíduos.
Aparentemente, não havia opção e tinha de ser estes homens mesmo, que estavam em aperto, endividados e aflitos.
1ª Divisão: 2ª Samuel 3:26-27 ; 2ª Samuel 2:18-23. Tudo começa aqui, sendo ou não Joabe um destes quatroscentos de Davi, já que ele era o principal escolhido e seus dois irmãos; Abisai e Asael, filhos de Zeruia.
Joabe criou a sua própria guerinha particular em vingar a morte de seu irmão sem consultar ao rei que respeitava com honra ao escudeiro de Saul por nome Abner. Mais na frente junto à história, veremos que Joabe e abisai estão entre os trinta melhores de Davi. Que coisa hein ?
a) 2ª Samuel 3:29-37. Joabe começou a se destacar como quem não queria perder seu lugar de escudeiro preferido e trouxe sobre si o peso de sua decisão inconsequente.
b) 2ª Samuel 3:39. Joabe se revelava, apesar de tudo o escudeiro de Davi. Ao rei não restava alternativa. Parece que Joabe era um tipo de mal necessário naquele momento da história do reinado de Davi em Jerusalém. Politicagem pura e falta de fé de Davi junto à insegurança por não ter muitos guerreiros em quantidade para o ajudar( Davi se sentia fraco e teve de tolerar a presença de Joabe em seu exército ), dai então, no desenvolver da história, notamos que Joabe se torna um laço na vida de Davi que não fez nada contra ou para impedi-lo.
c) 2ª Samuel 4:5 - 12 e 2ª Samuel 1:14-16. Seria porque Davi não agiu desta forma contra Joabe ? Parece que Davi temia a família de Zeruia e principalmente a Joabe pela sua fama de matador. Davi desde o inicio até o fim de sua vida não fez nada para impedir Joabe.
2ª Divisão: 2ª Samuel 3:2-5. Davi foi pai de seis filhos com seis mulheres diferentes antes de se tornar rei em Jerusalém. Amnon foi o primogênito e Absalão o terceiro, mas de outra mulher.
E Joabe estava lá, vendo o desenvolver da história que envolvia a família do rei. Ele conhecia a família do rei desde Hebrom.
a) 2ª Samuel 3:22-24. Joabe não respeitava as decisões do rei Davi e agia por sua conta e risco, mesmo sem a aprovação do rei.
b) 2ª Samuel 5:4-5. Joabe viu a família de Davi crescer. Ele as conhecia muito bem há um longo tempo.
c) 2ª Samuel 5:13-16. Joabe conhecia os outros mais onze filhos de Davi que nasceram em Jerusalém. Ele era o escudeiro de Davi e seu alcoviteiro no caso de Urias o Heteu marido de Bate - Seba. Um tipo de confidente, apesar de tudo. Joabe sabia de mais ! Era um arquivo vivo a favor e contra Davi. Isto me deixa uma lição:(Cuidado ao ter um amigo confidencial ).Laço.
3ª Divisão: 2ª Samuel 6:23. Apenas Mical não deu filho ao rei Davi. Será porque ? 2ª Samuel 3:12-16. Será que Deus teria desaprovado a atitude de Davi em tomá-la de seu marido, Poltiel filho de Laís ? Joabe sabia disto e já sabemos sua reação quando soube ao matar Abner !
a) 2ª Samuel 8:16. Joabe, apesar de tudo, continuava sendo chefe do exército real.
b) 2ª Samuel 10:7-10. Joabe e seu irmão Abisai, os melhores que comandava o exército real.
c) 2ª Samuel 11:1. Nesta altura da história, Joabe já estava a fazer aquilo que o rei Davi deveria ter feito. Era uma questão de honra ! Joabe agia por Davi.
4ª Divisão: 2ª Samuel 11:6. Joabe era apesar de tudo, um amigo confidencial do rei Davi.
Não dá para entender que depois de tudo que Joabe fez, ainda assim continuava a ser o escudeiro e alcoviteiro de Davi. Seria este o tipo principal que Davi precisava para fazer o serviço sujo e por isto não o poderia despedir e nem agir contra ele ? Davi estava de pés e mãos atadas em relação a Joabe. Esta é a verdade. Davi parece ter medo ou manipulava Joabe que parecia um tipo de fantoche do rei e por este motivo o rei ficava sem reação contra Joabe.
Deus tenha misericórdia de minha vida eterna se eu estiver errado em tudo que para mim transparece no decorrer desta história real.
a) 2ª Samuel 11:14-17. Joabe não era apenas um escudeiro comum, mas também era seu alcoviteiro quando se tratava do serviço sujo. Deus tenha misericórdia de mim por dizer esta verdade explicita biblicamente.
b) 2ª Samuel 11:22. Joabe não era apenas confidente por um acaso. Ele conhecia com minúcia de detalhes as reações do rei Davi. E como conhecia !!!
c) 2ª Samuel 11:25. A conivência dos dois em particular era bem patente e isto colaborava quando ambos se entendiam alcovitando um ao outro, ambos se acobertavam, é o que o desenrolar dos fatos indicam explicitamente. Joabe chega ao ponto de agir como se fosse o próprio rei Davi e com a aprovação do rei que estava atado em cumplicidade a ele.
5ª Divisão: 2ª Samuel 12:26-29. Enquanto Davi se deitava com Bate-Seba, Joabe tomava uma cidade e avisara ao rei que viesse para não perder a honra da guerra contra o inimigo.
Mas era Joabe mais uma vez que estava lá e Davi no palácio desfrutando, quando deveria estar na guerra. Fico pensando com meus matutos: " Até onde pode chegar uma cumplicidade deste tamanho ?". Só pode chegar onde chegou e a história narrou para nós como exemplo de que mesmo um homem sendo fiel a Deus, pode cometer os piores absurdos " Romano 15:4 - A história nos ensina. A Bíblia é a verdade de Deus e não é verdade de homem !
a) 2ª Samuel 13:1. Veja aonde pode chegar tamanha cumplicidade irresponsável de um rei e seu escudeiro. Nesta altura da história, Joabe interferirá na vida de Davi por causa de Absalão seu filho que se tornara um fratricídio. E mesmo assim, Davi não fez nada contra Joabe.
b) 2ª Samuel 13:14. Amnon cometeu o incesto; 2ª Samuel 13:28-33. Absalão cometeu o fratricídio. E Joabe vai entrar aqui nesta altura da história tomando decisões por Davi e sem que o rei soubesse, mas isto era de costume, era o preço da cumplicidade. Só que neste caso era o filho de Davi que seria morto por Joabe quando o rei não queria sua morte. A palavra do rei para Joabe não tinha o mínimo valor. Chego a pensar que o rei comia nas mão de Joabe por tamanha alcovitisse ( Se é que esta palavra existe no vocabulário português brasileiro ).
c) 2ª Samuel 14:28-33. Joabe veio a se tornar um tipo de intermediário entre Davi e seu filho Absalão. Ainda que Joabe não deixasse transparecer, isto era tudo que ele queria nesta altura da história. Ninguém melhor do que ele para intermediar uma situação assim. Ele queria obter vantagem e conseguiu !
6ª Divisão: 2ª Samuel 15:4. O cenário estava pronto para a ação sem escrúpulo de Joabe mais uma vez.
a) 2ª Samuel 15:7. Antes que absalão nascesse, Joabe já servia a Davi seu pai em Judá;
2ª Samuel 2:26, e já tomava decisões sem que Davi soubesse. "Que carma" ( Como diria o espirita) Davi carregou durante todo o seu reinado desde Judá até Jerusalém ! Imaginem se Davi não fosse um homem de Deus ?... Hein !!!!
b) 2ª Samuel 16:5-10. Parece que a família de Zeruia gostava de tomar decisões pelo rei.
c) 2ª Samuel 16:11. Porém, nesta altura da história, Davi sabia o que estava ocorrendo e porque, foi quando começou a cortar os laços com este "Carma" que o seguia durante todo o seu reinado, tanto em Judá como em Jerusalém. Desde a sua juventude até a sua velhice.
Incrível, quando se trata de um homem segundo o coração de Deus.
7ª Divisão: 2ª Samuel 16:21-23 ; 2ª Samuel 12:9-12. Davi entretanto, tinha consciência do que estava ocorrendo naquela altura da história dos seus quarenta anos de reinado em Israel.
Sabia que o cenário estava todo preparado e aquela era a encenação de uma peça teatral porém real e da parte de Deus que tudo sabe e tudo vê.
a) 2ª Samuel 17:25. Tudo estava pronto para desmascarar o suposto amigo confidencial do rei e seu alcoviteiro. Joabe perdeu a posição de chefe do exército de Israel por ordem de Absalão, e pior, para um desafeto.
b) 2ª Samuel 18:2. Desde o inicio do reinado de Davi, a família de Zeruia exercia cargo de confiança máximo junto ao rei Davi e tinha sua aprovação.
c) 2ª Samuel 18:5. Mas eles agiam sem que Davi soubesse, desde o inicio foi assim, pois a palavra do rei para Joabe seu alcoviteiro, não tinha o mínimo valor e autoridade. Davi estava preso por cumplicidade a Joabe e provavelmente a toda família de Zeruia.
Deus tenha misericórdia do que relato por entender que é assim mesmo e bem explicito biblicamente. Senão eu não ousaria chegar a tanto, mas o que quero é mostrar como um homem de Deus pode viver tanto tempo se subimentendo aos desmando de uma pessoa que sabe de seus erros em confidencia. Isto ainda hoje existe no âmago da igreja de Jesus Cristo.
8ª Divisão: 2ª Samuel 18:20. Joabe era astuto, sutil, sagaz, audacioso e inconsequente. Mas conhecia ao rei e sabia quando agir.
a) 2ª Samuel 18:33. O que Joabe não era capaz de entender é que Davi preferia morrer ao invés de ver seu filho morto. Não era assim, igual a Davi que Joabe queria que fosse; 2ª Samuel 19:5-6. Ele já estava acostumado a decidir situações diversas pelo rei e sem que Davi soubesse. Aquela apenas seria mais uma de todas as milhares e milhões de decisões decididas por Davi sem que o rei soubesse ou aprovasse, mesmo depois de tomar ciência e não fazer nada contra Joabe. aquela seria apenas mais uma que tinha a cara de Joabe. O escudeiro do rei.
b) 2ª Samuel 19:7. Joabe agia como um tipo de porta-voz que já havia dominado as decisões do rei que estava preso a ele por cumplicidade.
c) 2ª Samuel 19:11-13. Duro é se libertar deste "Carma" que levara já uma geração agarrado ao coro do corpo e da consciência de Davi. Parece que o rei até já saberia o resultado de elevar Amasa a chefe do exército de Israel, já que estava ele posto por absalão no lugar de Joabe e o rei apenas deu o seu aval. Ele saiu melhor do que o necessário, se sobre saiu ao rei e se deu mal por aquele que tanto acobertou e agiu em seu nome sem que o rei soubesse.
9ª Divisão: 2ª Samuel 19:21-22. Davi parece estar acordando para a autoridade de rei que deveria ser exercida sobre os filhos de Zeruia e não permitir que estes decidissem algo por ele, pois era o que estes faziam até aquele presente momento da história de seu reinado em Israel.
As relações diplomáticas estavam abaladas politicamente por causa da penúltima atitude desastrosa de Joabe contra a vida de Absalão filho do rei.
a) 2ª Samuel 20:4-11. A última das atitudes desastrosas de Joabe foi contra aquele que nem Davi teve coragem de por no lugar de Joabe e apenas estava ali porque Absalão o havia posto.
Davi apenas deu o seu aval e nada mais, mas quem pôs Amasa no lugar de Joabe foi Absalão e não Davi. A história é explicita e verdadeira. Amasa era seu desafeto e estava ocupando o lugar de Joabe que por uma geração ocupou. Isto não sairia barato, mais uma vez.
b) 2ª Samuel 20:16-22. Joabe exercia uma liderança que ultrapassaria aos átrios do palácio real e era respeitado.
c) 2ª Samuel 21:15-17. Até na velhice a família de Zeruia exercia influência vital sobre a vida do rei Davi. Isto é inegável. A história é verdadeira e explicitamente bíblica. Mas i daí ? Em tomar decisões para o rei e como se fosse ele próprio ? Acaso Davi não tinha personalidade?
10ª Divisão: 2ª Samuel 23:13-19. Olha só como a história se revela, em num determinado ponto que se sobressai, não se poder ir além, mas se destacar entre os e não além de os ? É a história quem definirá o grau ou a posição, por melhor que se tenha feito ? Há sempre um melhor !
Na verdade ! Nem tudo era tão ruim na família de Zeruia, apesar de Joabe se sair melhor do que deveria ter saído ? Asael irmão de Joabe estava entre os trinta melhores de Davi; 2ª Samuel 23:24.
a) 2ª Samuel 24:1-3. Joabe não perdera sua arrogância em oposição a ordem de Davi, mesmo que agora incitado por Deus para sua punição finalmente, já que Davi não tomava uma posição.
b) 2ª Samuel 24:4. Era uma determinação divina e não havia escapatória. Desta, Joabe não escaparia.
c) 2ª Samuel 24:17. Davi chamou para si a responsabilidade e está incluído aqui o erro de Joabe em obedecer ao rei naquele dia especificamente da numeração do povo incitado por Deus. Mas;
11ª Divisão: 1ª Reis 2:5. Davi alertou a seu filho Salomão a respeito de Joabe. Da grangrena que este seria em seu reinando se não fosse extirpado. Davi teve quarenta anos de reinado em Israel para tomar definitivamente esta decisão. Demorou 40 anos para decidir contra Joabe,pois estava preso ele por cumplicidade e não queria esta grangrena na vida real de seu sucessor. Não tirou, mas instigou seu filho a fazer o que ele não pode fazer por quarenta anos.
a) 1ª Reis 2:28-35. Salomão tratou de extirpar a grangrena que por algum motivo, ligado à politicagem, se tornara um mal supostamente necessário no reinado de Davi, por falta de fé e confiança naquEle que o elevou a rei em Israel, pensou estar naquele momento fraco e amargou durante todo o seu reinado com esta grangrena malígna .
Joabe se saiu melhor do que deveria ter saído, saiu melhor do que deveria ter sido. Apenas escudeiro do rei, confidente, mas não alcoviteiro, pois isto os fez ficarem presos um ao outro em cumplicidade.
Resumo:
Há uma grangrena na igreja de Jesus Cristo o Senhor, bem em seu âmago, ainda hoje, e como o joio que cresce junto ao trigo;(Mateus 13:24-30), será extripado, apenas na passagem do reino; Apocalipse 11:15-19. e não agora, mas na passagem do reino serão estancadas.
Levei uns 40 anos analisando esta mensagem e nem sabia que teria um blog para divulga-la.
Deus providenciou tudo. Olha que estou em casa e de licença médica há três meses exatamente. Passei por uma cirurgia da próstata e estive quase morto, mas estou aqui e com a graça de Deus no conhecimento doado por Ele editei.
Graças a Deus por esta verdade que a Bíblia diz !