quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Imortalidade da alma e do corpo ?! de antuninamartins2012@gmail.com

                A imortalidade da alma e do corpo ?! Estudo Nº 554
                                                            Será ?
                                                                 1
Jó 14:10-15
10O homem, porém, morre e se desfaz; sim, rende o homem o espírito, e então onde está?          
11Como as águas se retiram de um lago, e um rio se esgota e seca,
12assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus não acordará nem será despertado de seu sono.
13Oxalá me escondesses no Seol, e me ocultasses até que a tua ira tenha passado; que me determinasses um tempo, e te lembrasses de mim!
14Morrendo o homem, acaso tornará a viver? Todos os dias da minha lida esperaria eu, até que viesse a minha mudança.
15Chamar-me-ias, e eu te responderia; almejarias a obra de tuas mãos.
                                                                    2
Os meus dias passaram, e malograram os meus propósitos, as aspirações do meu coração.
Trocaram a noite em dia; a luz está perto do fim, por causa das trevas.
Se eu esperar, a sepultura será a minha casa; nas trevas estenderei a minha cama.
À corrupção clamo: Tu és meu pai; e aos vermes: Vós sois minha mãe e minha irmã.
Onde, pois, estaria agora a minha esperança? Sim, a minha esperança, quem a poderá ver?       As barras da sepultura descerão quando juntamente no pó teremos descanso.
Jó 17:11-16
                                                                    3
Jó 19:25-27
Eu sei que o meu Redentor vive
e que no fim se levantará
sobre a terra.
26E, depois que o meu corpo
estiver destruído e sem carne,
verei a Deus.
27Eu o verei
com os meus próprios olhos;
eu mesmo, e não outro!
Como anseia no meu peito o coração!

                                                                    4
Mateus 10: 28 E, não temais os que matam o corpo, mas não têm poder para matar a alma. Temei antes, aquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo.
                                                                   5
Por que Jesus disse que no inferno os vermes não morreriam? Marcos 9:48
PROBLEMA: Jesus disse que o inferno é um lugar "onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga" (Mc 9:48). Mas o que vermes eternos têm que ver com o inferno?
SOLUÇÃO: Jesus não está falando de vermes da terra, nem de nenhum outro tipo de animal. Ele está falando sobre o corpo humano. Observe que ele não diz: "onde o verme não morre", mas diz: "onde não lhes morre o verme". O termo "lhes" refere-se aos homens que pecaram e morreram sem arrependimento (cf. 9:42-47). "Verme" é simplesmente um modo de referir-se ao "verme humano", ou a esta carcaça, conhecida como corpo.
Isso está de acordo com o contexto, em que Jesus está falando das partes do corpo, tais como "mãos" e "pés" (9:43-45). Ele disse que não deveríamos temer os que podem matar o corpo (os homens), mas não a alma; mas que, antes, temêssemos aquele (Deus) que tem poder para lançar corpo e alma no inferno eterno (Lc 12:4-5; cf. Mc 9:34-48).
                                                              6
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
Hebreus 9:27.
                                                              7
"Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz
29 e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados.
 JOÃO 5:28-29.
                                                           8
E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
Apocalipse 20:11-13
                                                        9
1ª Corintios 15:16-54.
s. 16  Pois, se os mortos não serão levantados, Cristo também não foi levantado. 17  E, se Cristo não foi levantado, a fé que vocês têm é inútil; vocês continuam em seus pecados.+ 18  Então também os que adormeceram na morte em união com Cristo estão perdidos para sempre.*+ 19  Se somente para esta* vida temos esperado em Cristo, somos mais dignos de pena do que qualquer outra pessoa.
20  Mas o fato é que Cristo foi levantado dentre os mortos, sendo as primícias dos que adormeceram na morte.+ 21  Pois, visto que a morte veio por meio de um homem,+ a ressurreição dos mortos também vem por meio de um homem.+ 22  Porque, assim como em Adão todos morrem,+ assim também em Cristo todos receberão vida.+ 23  Mas cada um na sua própria ordem: como primícias, Cristo;+ depois os que pertencem a Cristo, durante a sua presença.+ 24  A seguir, o fim, quando ele entregar o Reino ao seu Deus e Pai, depois de ter reduzido a nada todo governo, toda autoridade e poder.+ 25  Pois ele tem de reinar até que Deus lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos pés.+ 26  E o último inimigo a ser reduzido a nada é a morte.+ 27  Pois Deus “lhe sujeitou todas as coisas debaixo dos pés”.+ Mas, quando ele diz que ‘todas as coisas foram sujeitas’,+ é claro que isso não inclui Aquele que lhe sujeitou todas as coisas.+ 28  No entanto, quando todas as coisas lhe tiverem sido sujeitas, então o próprio Filho também se sujeitará Àquele que lhe sujeitou todas as coisas,+ para que Deus seja todas as coisas para com todos.+
29  Senão, o que farão os que estão sendo batizados com o objetivo de ser mortos?+ Se os mortos realmente não serão levantados, por que, então, eles estão sendo batizados com esse objetivo? 30  Por que nós, também, estamos toda hora* em perigo?+ 31  Eu enfrento a morte diariamente. Isso é tão certo quanto o orgulho que tenho de vocês, irmãos, em Cristo Jesus, nosso Senhor. 32  Se, como outros homens,* eu lutei com feras em Éfeso,+ de que me adianta isso? Se os mortos não serão levantados, “comamos e bebamos, pois amanhã morreremos”.+ 33  Não se deixem enganar. Más companhias estragam bons hábitos.*+ 34  Recuperem o bom senso fazendo o que é justo e não pratiquem o pecado, pois alguns não têm conhecimento de Deus. Estou falando para induzi-los à vergonha.
35  Mas alguém dirá: “Como é que os mortos serão levantados? Sim, com que tipo de corpo virão?”+ 36  Insensato! Aquilo que você semeia não passa a viver a menos que primeiro morra. 37  E o que você semeia não é o corpo que se desenvolverá, mas apenas um simples grão, seja de trigo, seja de algum outro tipo de semente; 38  mas Deus dá à semente um corpo conforme lhe agrada, e dá a cada uma delas um corpo próprio. 39  Nem toda carne é igual, mas existe a carne dos homens, e existe também a carne dos bois, a carne das aves e a dos peixes. 40  E há corpos celestiais+ e corpos terrenos,+ mas a glória dos corpos celestiais é de um tipo e a dos corpos terrenos é de outro. 41  A glória do sol é de um tipo, a glória da lua é de outro,+ e a glória das estrelas é de outro; de fato, uma estrela difere de outra estrela em glória.
42  O mesmo se dá com a ressurreição dos mortos. Semeado perecível, o corpo é levantado imperecível.+ 43  Semeado em desonra, é levantado em glória.+ Semeado em fraqueza, é levantado em poder.+ 44  Semeado corpo físico, é levantado corpo espiritual. Se há corpo físico, há também um espiritual. 45  Assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, se tornou um ser* vivente.”+ O último Adão se tornou um espírito que dá vida.+ 46  No entanto, não é o espiritual que vem primeiro. O que vem primeiro é o físico, e depois vem o espiritual. 47  O primeiro homem vem da terra e é feito do pó;+ o segundo homem vem do céu.+ 48  Como aquele feito do pó, assim são também os que são feitos do pó; e, como o celestial, assim são também os que são celestiais.+ 49  E, assim como levamos a imagem daquele feito do pó,+ levaremos também a imagem do celestial.+
50  Mas eu lhes digo o seguinte, irmãos: carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem pode o que é perecível herdar o imperecível. 51  Escutem, vou lhes contar um segredo sagrado: Nem todos adormeceremos na morte, mas todos seremos transformados,+ 52  num momento, num piscar de olhos, durante o toque da última trombeta. Pois a trombeta soará,+ e os mortos serão levantados imperecíveis, e nós seremos transformados. 53  Pois isto que é perecível tem de se revestir do que é imperecível,*+ e isto que é mortal tem de se revestir do que é imortal.*+ 54  Mas, quando isto que é perecível se revestir do que é imperecível,* e isto que é mortal se revestir do que é imortal,* então se cumprirá a declaração que está escrita: “A morte foi eliminada* para sempre.”
1 Tessalonicenses 4:13-18
Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

                                                                      10
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Tessalonicenses 5:23
                                                                  11
Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura.
Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
Salmos 16:9,10                                  
 Salmos 26:9 Não colhas a minha alma com a dos pecadores, nem a minha vida a dos homens sanguinolentos, 10 em cujas mãos há malefício, e cuja destra está cheia de subornos.]
                                                              12
Daniel 12:13 Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias.
                                                            13
Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos.
Lucas 20:38
                                                            14
Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.
Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor.
Porque foi para isto mesmo que Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos.
Romanos 14:7-9
                                                       15
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 8:38,39
                                                    16
Atos 17:28 Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
                                                   17
Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.
Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
Romanos 8:18-23
                                        18
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
Romanos 8:8-14
                                    19
Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.
Judas 1:9
                               20
 Mateus 17
1 ¶ Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte.
2 E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.
3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
4 Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias.
5 Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.
6 Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo.
7 Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais!
8 Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus.

São vinte razões que me fazem acreditar na imortalidade da alma e do corpo do crente em
Jesus Cristo especificamente !

Nenhum comentário: