sexta-feira, 22 de julho de 2016

Em mais de sete bilhões em todo o mundo, somos descendentes apenas de setenta grupos tribais gerados pelos três filhos de Noé: Sem, Cã e Jafé.

 Pela afirmativa da Bíblia, todos  somos descendem de Noé, através de seus três filhos, Sem, Jafé e Cã. Gênesis, capítulo 10, alista 70 descendentes de Noé, dizendo: “[Destes] é que as nações se espalharam pela terra.” (Gênesis 10:32) Um dos muitos modos de serem classificadas essas nações é com referência à cor da pele. Na pele de todos os humanos normais há um pigmento marrom escuro chamado melanina.

Noé e seus três filhos tinham todos certa medida desse pigmento escuro. De Sem procedem os babilônios, os assírios, os judeus e os árabes, que variam na cor da pele de clara para morena clara. Os descendentes de Jafé, que incluem as raças indo-européias, variam de pele clara para morena escura. Quanto a Cã (que significa trigueiro ou queimado do sol), alguns de seus descendentes, mas não todos, tinham pele escura. Os egípcios, de pele morena clara, descenderam de Mizraim, filho de Cã. Canaã, filho de Cã, que foi amaldiçoado por Deus por causa de má conduta, era antepassado dos cananeus de pele clara. 
Jafé e sua esposa achavam-se entre os oito ocupantes da arca, sobrevivendo assim ao Dilúvio. (Gên 7:13; 1Pe 3:20) Não tiveram filhos até após o Dilúvio, mas depois tiveram sete filhos: Gômer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras. (Gên 10:1, 2; 1Cr 1:5) Destes filhos, e também de alguns netos, provieram aqueles dos quais “se espalhou a população das ilhas das nações [“nações disseminadas pelos litorais”; PIB] pelas suas terras, cada um segundo a sua língua, segundo as suas famílias, pelas suas nações”. (Gên 10:3-5; 1Cr 1:6, 7) Historicamente, Jafé foi o progenitor do ramo ariano ou indo-europeu (indo-germânico) da família humana. Os nomes de seus filhos e netos são encontrados em textos históricos antigos como referentes a povos e tribos que moravam principalmente ao Norte e ao O do Crescente Fértil. Parecem ter-se disseminado do Cáucaso para o Leste, até a Ásia Central, e para o O, através da Ásia Menor, até as ilhas e terras litorâneas da Europa, e, talvez, até a Espanha. Tradições árabes afirmam que um dos filhos de Jafé foi também o progenitor dos povos chineses. 
Cã era pai de quatro filhos, Cus, Mizraim, Pute e Canaã. (Gên 10:6; 1Cr 1:8) Os etíopes, os egípcios, algumas tribos árabes e africanas, e os cananeus descenderam destes filhos. Embora se afirme que algumas das tribos e nações camitas alistadas em Gênesis, capítulo 10, falavam uma língua semítica, isto não refuta que tenham sido de descendência camítica, ou que tenham originalmente falado uma língua camítica. Muitos povos adotaram a língua de seus conquistadores ou de outros povos com os quais se associaram, ou da terra para onde migraram.

A evidência bíblica e evidências históricas indicam que Sem foi assim o progenitor dos povos semíticos: os elamitas, os assírios, os primitivos caldeus, os hebreus, os arameus (ou sírios), diversas tribos árabes e talvez os lídios da Ásia Menor. Isto significaria que a população descendente de Sem ficou concentrada principalmente no canto sudoeste do continente asiático, estendendo-se através da maior parte do Crescente Fértil e ocupando uma considerável parte da península Arábica.

  Somos uma mistura de europeus com africanos e índios e nos definimos: Um tanto Jafé e um tanto de Cã.
  Estas são as informações que se encontram na Bíblia e é assim que entendo e aceito !
Esta informação tem haver com o meu modo de entender e por este motivo a publiquei !
Ass: antuninamartins@gmail.com
Fonte(s):Países e povos
http://www.watchtower.org/t/archives/ind...

Que a Bíblia Realmente Ensina?, O
http://www.watchtower.org/t/bh/article_0...
Tompson Rogério Vieira · 7 anos atrás 


Os descendentes  filhos de Noé1Crônicas1.5-23     1São estes os descendentes de Sem, Cam e Jafé,         os filhos de Noé. Aos três nasceram filhos depois          do dilúvio. 2Os filhos de Jafé foram Gomer,          Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tirás.          3Os filhos de Gomer foram Asquenaz, Rifate e Togarma. 4Os descendentes de Javã foram                     os povos de Elisá, Espanha, Chipre e Rodes.          5Esses foram os descendentes de Jafé;                       eles moram no litoral e nas ilhas, cada povo e cada família na sua própria terra, com a sua própria língua.  6Os filhos de Cam foram Cuche, Egito, Líbia e Canaã.7Os filhos de Cuche foram Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabteca. Os filhos de Raamá foram Sabá e Dedã. 8Cuche foi pai de Ninrode, o primeiro grande conquistador do mundo. 9Com a ajuda de Deus, o Senhor, ele se tornou um caçador famoso, e é por isso que se diz: “Seja igual a Ninrode, que com a ajuda do Senhor foi um grande caçador.” 10No começo faziam parte do seu reino as cidades de Babilônia, Ereque e Acade, todas as três em Sinar. 11Daquela região Ninrode foi para a Assíria e ali construiu as cidades de Nínive, Reobote-Ir, Calá 12e Resém, que fica entre Nínive e a grande cidade de Calá.  13Os descendentes de Egito foram os povos da Lídia, Anam, Leabe, Naftu, 14Patrus, Caslu e de Creta, de quem os filisteus descendem.
15Canaã foi pai de dois filhos: Sidom, o mais velho, e Hete. 16De Canaã também descendem os jebuseus, os amorreus, os girgaseus, 17os heveus, os arquitas, os sineus, 18os arvaditas, os zemareus e os hamateus. 19O território dos cananeus se estendeu para o sul desde Sidom até Gerar, perto de Gaza; e para o leste foi até Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, perto de Lasa.20Esses foram os descendentes de Cam, cada povo e cada família na sua própria terra, com a sua própria língua.
21Sem, o irmão mais velho de Jafé, foi o pai de todos os hebreus. 22Os filhos de Sem foram Elão, Assur, Arpaxade, Lude e Arã. 23Os filhos de Arã foram Uz, Hul, Géter e Más. 
Gênesis 10:1-32
1 São estas as gerações dos filhos de Noé, Sem, Cam e Jafé; e nasceram-lhes filhos depois do dilúvio.
2 Os filhos de Jafé são: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras.
3 Os filhos de Gomer são: Asquenaz, Rifate e Togarma.
4 Os de Javã são: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim.
5 Estes repartiram entre si as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, em suas nações.
6 Os filhos de Cam: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.
7 Os filhos de Cuxe: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sabá e Dedã.
8 Cuxe gerou a Ninrode, o qual começou a ser poderoso na terra.
9 Foi valente caçador diante do SENHOR; daí dizer-se: Como Ninrode, poderoso caçador diante do SENHOR.
10 O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.
11 Daquela terra saiu ele para a Assíria e edificou Nínive, Reobote-Ir e Calá.
12 E, entre Nínive e Calá, a grande cidade de Resém.
13 Mizraim gerou a Ludim, a Anamim, a Leabim, a Naftuim,
14 a Patrusim, a Casluim (donde saíram os filisteus) e a Caftorim.
15 Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete,
16 e aos jebuseus, aos amorreus, aos girgaseus,
17 aos heveus, aos arqueus, aos sineus,
18 aos arvadeus, aos zemareus e aos hamateus; e depois se espalharam as famílias dos cananeus.
19 E o limite dos cananeus foi desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza, indo para Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa.
20 São estes os filhos de Cam, segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações.
21 A Sem, que foi pai de todos os filhos de Héber e irmão mais velho de Jafé, também lhe nasceram filhos.
22 Os filhos de Sem são: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã.
23 Os filhos de Arã: Uz, Hul, Geter e Más.
24 Arfaxade gerou a Salá; Salá gerou a Héber.
25 A Héber nasceram dois filhos: um teve por nome Pelegue, porquanto em seus dias se repartiu a terra; e o nome de seu irmão foi Joctã.
26 Joctã gerou a Almodá, a Selefe, a Hazar-Mavé, a Jerá,
27 a Hadorão, a Uzal, a Dicla,
28 a Obal, a Abimael, a Sabá,
29 a Ofir, a Havilá e a Jobabe; todos estes foram filhos de Joctã.
30 E habitaram desde Messa, indo para Sefar, montanha do Oriente.
31 São estes os filhos de Sem, segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações.
32 São estas as famílias dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, nas suas nações; e destes foram disseminadas as nações na terra, depois do dilúvio.
Gênesis 11:1-81Naquele tempo todos os povos falavam uma língua só, todos usavam as mesmas palavras. 2Alguns partiram do Oriente e chegaram a uma planície em Sinar, onde ficaram morando. 3Um dia disseram uns aos outros:
— Vamos, pessoal! Vamos fazer tijolos queimados!
Assim, eles tinham tijolos para construir, em vez de pedras, e usavam piche, em vez de massa de pedreiro.4Aí disseram:
— Agora vamos construir uma cidade que tenha uma torre que chegue até o céu. Assim ficaremos famosos e não seremos espalhados pelo mundo inteiro.
5Então o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que aquela gente estava construindo. 6Senhor disse assim:
Essa gente é um povo só, e todos falam uma só língua. Isso que eles estão fazendo é apenas o começo. Logo serão capazes de fazer o que quiserem. 7Vamos descer e atrapalhar a língua que eles falam, a fim de que um não entenda o que o outro está dizendo.
8Assim, o Senhor os espalhou pelo mundo inteiro, e eles pararam de construir a cidade. 9A cidade recebeu o nome de Babel, pois ali o Senhor atrapalhou a língua falada por todos os moradores da terra e dali os espalhou pelo mundo inteiro.

Nenhum comentário: