quinta-feira, 10 de março de 2016

Teria Judas Escariotes se salvado ?!

  Tería Judas Scariotes sido salvo ?! Estudo Nº 562
                              I
         Será o que que a Biblia diz?
Salmos 41:9. Davi falava de Absalão seu filhe profetizava a traição de Judas a Jesus !
"Até o meu melhor amigo, em quem eu confiava, e que partilhava do meu pão, também me traiu! "
                                  II
Atos 1:16 "16“Irmãos, era necessário que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse por meio da boca de Davi, acerca de Judas, que serviu de guia aos que prenderam Jesus. "
                                III
E, quando estavam assentados a comer, disse Jesus: Em verdade vos digo que um de vós, que comigo come, há de trair-me.   E eles começaram a entristecer-se e a dizer-lhe um após outro: Sou eu? E outro disse: Sou eu?        Mas ele, respondendo, disse-lhes: É um dos doze, que põe comigo a mão no prato.          Na verdade o Filho do homem vai, como dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para o tal homem não haver nascido.
Marcos 14:18-21
                                IV
Afirmou Jesus: "Aquele que comeu comigo do mesmo prato há de me trair.
O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito. Mas ai daquele que trai o Filho do homem! Melhor lhe seria não haver nascido".
Então, Judas, que haveria de traí-lo, disse: "Com certeza não sou eu, Mestre! " Jesus afirmou: "Sim, é você".
Mateus 26:23-25
                                  V
Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
João 17:12
                                 VI
…26Respondeu-lhe Jesus: “É aquele a quem Eu der este pedaço de pão molhado no prato.” E tendo molhado o pedaço de pão, deu-o a Judas Iscariotes, filho de Simão. 27Assim que Judas comeu o pão, Satanás entrou nele. Então disse-lhe Jesus: “O que tens para fazer, faze-o logo.” 28Todavia, nenhum dos que estavam à mesa entendeu por qual razão Jesus lhe disse isso. …  João 13:26-28.
                               VII
 A Bíblia Responde
Num desses dias de reunião, estavam presentes mais ou menos cento e vinte seguidores de Jesus. Nessa reunião Pedro se levantou e disse: —Meus irmãos, tinha de acontecer aquilo que o Espírito Santo, por meio de Davi, disse nas Escrituras Sagradas a respeito de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus. Judas era do nosso grupo e foi escolhido para tomar parte no nosso trabalho. (Com o dinheiro que tinha recebido pelo seu crime, Judas comprou um terreno. Nesse terreno ele caiu e se arrebentou, e os seus intestinos se esparramaram. Todos os moradores de Jerusalém ficaram sabendo disso. Por isso deram àquele terreno o nome de “Aceldama”, que na língua deles quer dizer “Campo de Sangue.”)
E Pedro continuou: —Isto é o que está escrito no Livro dos Salmos: “Que a casa dele fique abandonada, e ninguém mais more nela!” —E também diz: “Que outra pessoa faça o trabalho que ele fazia!” —Portanto, precisamos escolher outro homem para pertencer ao nosso grupo e ser testemunha junto conosco da ressurreição do Senhor Jesus. Deve ser um daqueles que nos acompanharam durante o tempo em que o Senhor Jesus andou entre nós, desde que foi batizado por João até o dia em que foi levado para o céu.
E foram apresentados dois homens: José, chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias. Em seguida oraram, dizendo: —Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra agora qual dos dois escolheste para trabalhar conosco como apóstolo, pois Judas abandonou este trabalho e foi para o lugar que ele merecia. Depois fizeram um sorteio para escolher um dos dois. O nome sorteado foi o de Matias, que se juntou ao grupo dos onze apóstolos.         Atos 1:15-26
                                   VIII
Em Mateus cap. 27: vers. 3 a 5 descreve que após saber da condenação de Jesus, Judas Iscariotes foi tentar devolver as moedas que ganhou dos sacerdotes para entregar a Cristo, mas como eles não aceitaram, ele arrependido, "retirou-se e foi-se enforcar"    Vejam: "retirou-se e foi-se enforcar"
Na verdade, aqui o texto não diz que Judas se enforcou, mas que saiu com intuito de "se enforcar". Mateus que descreve esse relato provavelmente não tinha a informação exata de como Judas havia morrido, por isso, utilizou essa expressão "retirou-se e foi se enforcar" mas não quer dizer que Judas realmente se enforcou.
               Como Judas morreu então?
A resposta está no livro de Atos dos Apóstolos, cap. 1: versos 15 a 18.          O próprio apóstolo Pedro disse como Judas havia morrido: "Ali caiu de cabeça, seu corpo partiu-se ao meio, e as suas vísceras se derramaram. Vers. 18.
Embora Judas tenha saído com intuito de se enforcar, ele caiu ou pulou de um precipício e morreu.
Alguns estudiosos bíblicos dizem que as duas versões podem estar se completando, ou seja, devido a topografia de Jerusalém e redondezas terem alguns locais como o descrito, pode ser que Judas se enforcou em uma árvore muito próxima à um precipício e o galho não aguentou seu peso e quebrou, jogando-o para o precipício e finalizando na sua morte com evisceração.
Viu como estudar a Bíblia é importante? Temos sempre que estudar vários textos para entendermos o contexto e para que nosso entendimento seja completo a respeito do assunto abordado.   Observar os detalhes do texto.
Este conteúdo foi criado pelo Raciocínio Cristão! Se deseja copiá-lo, pedimos gentilmente que informe nosso link como fonte de referência. Deus te abençoe!: http://www.raciociniocristao.com.br/2014/05/como-judas-morreu.html#ixzz42Wdfc6M9
                                    IX
2 Coríntios 7
…9Agora, no entanto, me alegro, não porque fostes contristados, mas porque o efeito da tristeza vos levou ao arrependimento. Porquanto, segundo a vontade de Deus é que fostes entristecidos, a fim de que não sofrêsseis prejuízo algum por nossa causa. 10A tristeza, conforme o Senhor, não produz remorso, mas sim uma qualidade de arrependimento que conduz à salvação; porém, a tristeza do mundo traz a morte.
                                   X
PEDRO SAIU PARA FORA E CHOROU AMARGAMENTE
Lucas 22:54-62                                     Lucas 22:61-62
 Era um proto-julgamento de Jesus, em casa do sumo-sacerdote, o que era irregular e contra a lei, pois foi feito durante a noite.  Pedro entrou sorrateiramente, meio escondido entre a turba e observava, de longe, o que ia acontecer. Como são trágicas as consequências de seguir a Jesus de longe!
 Além de perdermos o melhor das bênçãos de Deus, também ficamos longe da boa influência de Cristo e começamos a fazer cenas tristes, como negar o Mestre, praguejar, falar como os escarnecedores, etc.
 Quando Pedro ficou fora do olhar de Cristo, fez tudo isto (ler os textos paralelos) e o mais que nós não sabemos. Isto não aconteceu só a Pedro, mas a todos nós que nos afastamos da influência e das boas práticas de Jesus. Só sob a influência de Jesus seremos capazes de manter  o nível de honestidade, santidade e moralidade requerido ao discípulo de Cristo.
 Três anos antes, quando André seu irmão, levou Pedro a Jesus, o Mestre olhou para ele e disse-lhe: "Tu és Simão, mas serás chamado Cefas, Pedro", querendo dizer com isto que seria fiel, firme como a rocha, marcado pela dureza e firmeza de carácter. Pedro, com seus altos e baixos, foi mesmo assim, mas quando se sentou "na roda dos escarnecedores" as coisas mudaram.
 Foi preciso Jesus tornar a olhar para Pedro e por Pedro para que ele caísse em si, visse a sua negação, o seu pecado e fugisse dali para chorar amargamente o mal que tinha cometido (ler Lucas 22:61-62).
 Ao pé de Jesus Pedro sentia-se com forças para virar o mundo do avesso (João 13:37; 18:10; Marcos 14:39). Agora, um pouco afastado de Jesus foi capaz de  dizer que não conhecia Jesus, o seu Senhor. A autoconfiança, o seguir a Jesus de longe, o assentarmo-nos na roda dos escarnecedores, faz-nos perder o senso e a confiança n'Ele. Cuidado, muito cuidado...
 Louvado seja o Pai, porque Ele é gracioso e estendeu a Sua mão de amor e graça para Pedro, perdoando-o e reintegrando-o no ministério (ver João 21:15-18).
 Não te afastes do raio de acção de Jesus. Fica perto d'Ele hoje, amanhã e sempre e Ele te susterá nas horas difíceis de tribulação e tentação. Ele nunca nos deixará!
Pedro negou sinicamente a Jesus, mas teve também  tristeza, entretanto, tristeza de arrependimento segundo a vontade de Deus, e não  foi cortado do ministério.
                                     XI
Confie no Senhor de todo o seu coração
e não se apoie  em seu próprio entendimento;
6 reconheça o Senhor  em todos os seus caminhos,
e ele endireitará as suas veredas. Provérbios 3:5-6.
                                    XII
16 e ninguém seja devasso, ou profano como Esaú, que por uma simples refeição vendeu o seu direito de primogenitura. 17 Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado; porque não achou lugar de arrependimento, ainda que o buscou diligentemente com lágrimas.  Hebreus 12:16-17.
Tire suas próprias conclusões e não invente uma situação que esteja fora deste contexto bíblico,
pois  a Bíblia diz !    Ezequiel 18:5-32
19contudo dizeis: Por que não levará o filho a iniqüidade do pai? Ora, se o filho proceder com retidão e justiça, e guardar todos os meus estatutos, e os cumprir, certamente viverá.    20A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho, A justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.  
21Mas se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e preceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá.    22De todas as suas transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela sua justiça que praticou viverá.    23Tenho eu algum prazer na morte do ímpio? diz o Senhor Deus. Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?  
24Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as suas justiças que tiver feito não se fará memória; pois pela traição que praticou, e pelo pecado que cometeu ele morrerá.    25Dizeis, porém: O caminho do Senhor não é justo. Ouvi, pois, ó casa de Israel: Acaso não é justo o meu caminho? não são os vossos caminhos que são injustos?    26Desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo iniqüidade, morrerá por ela; na sua iniqüidade que cometeu morrerá.    27Mas, convertendo-se o ímpio da sua impiedade que cometeu, e procedendo com retidão e justiça, conservará este a sua alma em vida.    28pois que reconsidera, e se desvia de todas as suas transgressões que cometeu, certamente viverá, não morrerá.    29Contudo, diz a casa de Israel: O caminho do Senhor não é justo. Acaso não são justos os meus caminhos, ó casa de Israel, Não são antes os vossos caminhos que são injustos?  
30Portanto, eu vos julgarei, a cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor Deus. Vinde, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, para que a iniqüidade não vos leve à perdição.    31Lançai de vós todas as vossas transgressões que cometestes contra mim; e criai em vós um coração novo e um espírito novo; pois, por que morrereis, ó casa de Israel,    32Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei,  
Será que a Biblia diz?

Nenhum comentário: