domingo, 16 de abril de 2017

A natureza humana em cheque à luz da Bíblia.

                                       Estudo Nº647 - Escrito e editado em 16-04-2017
1ª Divisão: Gênesis 2:16,17. Porque será que Deus dá uma ordem dessa, quando o primeiro homem  não tinha noção de perigo, pois o pecado que o trouxe ainda não havia sido inserido no seu contexto histórico ?   Seria porquê ?  De acordo com a Palavra, posso concluir que;
  a) Gênesis 4:7. É que este homem, além de ter sido criado adulto, e ao contrário dos animais em geral os quais possuem o instinto,  é dotado da intuição da alma e pode reagir em qualquer situação sem ao menos pensar nela, ou tê - la vivenciado .  ( Ainda que desconhecida )
intuição
substantivo feminino
  1. 1.
    faculdade ou ato de perceber, discernir ou pressentir coisas, independentemente de raciocínio ou de análise.
  2. 2.
    fil forma de conhecimento direta, clara e imediata, capaz de investigar objetos pertencentes ao âmbito intelectual, a uma dimensão metafísica ou à realidade concreta.
  b) Gênesis 2:15,20,23.  Este homem foi dotado de capacidade científica relacionada à Botânica, à Zoologia e à  Antropologia sem nunca ter ido à Faculdade.
  Embora não conhecesse o mal, por sua intuição poderia evitá - lo sem que este tivesse ainda entrado para o cenário da história da humanidade. 
 c) Romanos 2:1-16. Deste ponto de vista bíblico, para mim, não dá para ficar em cima do muro, pois não existe uma terceira natureza humana, apenas duas co-existentes entre si mesmo e de alguma forma, uma sempre prevalesse e controla a personalidade do individuo. Bem ou mal.
2ª Divisão: Isaías 35:8. A diferença está na escolha que cada um faz e a direção que procuram para se posicionarem diante de uma situação circunstancial, ou iminente que a vida lhe impõe como regra de sobrevivência .
  a) Salmos 73:1-28. Existem sistematicamente duas naturezas inconfundíveis e não podemos nos enganar, duas formas de pensar apenas e de agir, não existe meio termo, sendo assim, o justo tem de estar convicto de suas atitudes para não se desviar para o mal.
  b) Salmos 37:1-8. Não há como mudar esta verdade sem a intervenção de Jesus e olha que na maior parte das vezes, o mal não tolera o bem e o bem sofre por causa do mal.
  c) Ezequiel 18:19-32. Afinal, quais são as dimensões da natureza humana ? O filho pode nascer mal sendo os pais bons ou vice-versa.  Nada explica nada e nada justifica nada.
3ª Divisão: Provérbios 10:29-32. Como definí-los ?
  a) Lucas 23:39-43.  Não é tão difícil definí - las, pois nem na morte, não receiam de blasfemar contra Deus ou qualquer um que não seja igual a eles. Porém, um deles fica destacado na cruz que estavam pendurados por suas atitudes maléficas contra a sociedade, deixando patente que nem tudo de ruim está totalmente perdido. Aqui fica patente os limites da natureza humana quando um apenas se arrepende na última hora da vida.
 b) 1ª Samuel 2:22-25 ; 1ª Samuel 8:1-3. Como se pode explicar duas pessoas tementes a Deus gerarem tais iníquos filhos ?
 Estes nascem de uma natureza boa até para que a justiça de Deus seja cumprida. Uma pessoa não tem que ser ruim para gerar filhos ruins e reciprocamente.
  Há muitos filhos bons em familias ruins e ruins em familias boas. Não dá para explicar.
  c) Provérbios 24:16-22 ; Salmos 37:18-24. A natureza de cada um é bem definida e patente.
4ª Divisão: Salmos 58:3. Já nascem impio e para não terem como se justificar, nascem de um ventre justo e bom.
  a) Isaías 55:6-7. Todos têm a mesma oportunidade e são convidados a se converterem, pois;
  b) Isaías 1:18. Não há tipo algum de pecado que Deus não possa perdoar. 
  c) João 17:12. O que há são aqueles que não querem o perdão de Jesus e daí, não tem jeito, ou figem estando escondidos atrás de uma falsa religiosidade.
5ª Divisão: João 15:20. Portanto, caso alguém não quiser te ouvir, não se preocupe, tente ser simpatico o maximo possível e fale sempre com palavras sábias e não muitas, mas ore por este, pois sua natureza real o está a dominar. Caso tenha de ouvir ouvirá no tempo de Deus.
 Neste caso, ouvir ou não ouvir, define quem é quem em sua natureza.
  a) João 8: 43-44. Neste caso, não há como se enganar !
  b) Apocalipse 9:20-21. Alguns e não poucos, não se converterão nunca.
  c) Apocalipse 22:10-11. Infelizmente, não há como mudar esta verdade.( Sentença )
 d) 2ª Timóteo 3:1-4 ; 3:13.  Esta natureza não mudará nunca e a tendência é piorar, mas nunca melhorar.
                                                                  Observação final
 Tudo que nos resta é; Apocalipse 1:3. Aquele que tiver de ouvir, ouvirá e quem tiver de obedecer obedecerá, João 17:20, pois disto depende a salvação ; Colossenses 1:20-23.
  Não devemos orar para que Deus mude o Brasil ou o mundo, mas  que estejamos firmes para as mudanças que virão no Brasil e no mundo daqui para frente.

Nenhum comentário: