domingo, 23 de abril de 2017

Cair no Espírito ? Qual a margem bíblica para esta doutrina neo-pentecostal?

                                          Estudo Nº 649  Escrito   e editado em 23-04-2017
1ª Divisão: João 16:13. Na fundação da igreja do Senhor Jesus Cristo, esta recebeu a unção do Espírito Santo, para guiá - la à verdade bíblica como regra geral de fé e prática, verdade que estava ocorrendo antes da fundação, Atos 1:8 e futuras, dentro do crescimento do corpo de Jesus que é a Sua igreja.
  a) 1ª João 2:20,26-28.  Se esta unção é quem nos ensina as regras dentro do contexto bíblico,
qual é então a base bíblica para esta doutrina ?
  b)  1ª Corintios 12:4-11 e 28-31. Já que o que era necessário à organização eclesiástica da igreja de Jesus Cristo(ESPECIFICAMENTE) naquele tempo e hoje, já estava contido nas cartas doutrinárias de Paulo, depois da fundação da igreja e e porque não dizer nos evangelhos antes de sua fundação, exemplificado por Jesus.
  c) João 21:25 ; Romanos 15:4. Tudo que a igreja deveria saber e até para sua orientação à salvação, João 5:39 ; 2ª Timóteo 3:16-17 ; está contido nas Sagradas Escrituras como regra geral, afim de não confundir absolutamente aos seguidores de Jesus.
2ª Divisão: 1ª Corintios 14:26-33. Com todo respeito aos defensores desta doutrina do(Cair no Espírito), nos dons que Deus doou à Sua igreja, não está mencionado esta doutrina.
  a) Atos 2:1-6. Admiro - me, que o destaque às línguas estranhas, não menciona  que caíram quando ficaram cheios do Espírito Santo e caso Deus quisesse que fosse desta maneira, já que estavam cheios do Espírito Santo, fundador da igreja no dia de pentecoste e cinquenta dias após a festa da pascoa,  deixaria patente como princípio fundamental, mas ficou claro  o falar línguas e impressionar no sentido de fazê-los ficar admirados e não diz que estavam a cair no Espírito como regra geral. 
  b) Filipenses 3:16-17. Caso fosse um modelo a ser seguido pela igreja do Senhor Jesus,(ESPECIFICAMENTE), seriamos esclarecidos  nas bases doutrinária deixadas por Paulo para nos instruir no caminho da verdade.  
  c) 1ª Corintios 15:1-2. O modelo já está escrito e não precisa de emendas, pois é a regra geral absoluta de fé e prática.
3ª Divisão: 2ª Timóteo 4:1-4. Diante dos acontecimentos  e da apostasia  que ocorrerá no âmago da igreja do Senhor Jesus( 2ª Tessalonicenses 2:1-12) Com destaque para o verso 7 escrito na afirmativa  há mais de dois mil anos, quando diz: ' O mistério da iniquidade já opera. ' Não se engane, pois ocorrerá no seio da igreja de Jesus Cristo O Senhor( ESPECIFICAMENTE);
  a) 2ª Corintios 11:1-15. A conclusão é que, parece que tais apóstolos do Século XXI, receberam uma procuração de Deus para ultrapassar a regra geral de fé e prática e o povo de Deus sem usar o dom do discernimento de espírito de 1ª Corintios 12:10 estão aceitando e seguindo esta nova doutrina NEO - PENTECOSTAL radical. Sem a supervisão da Bíblia como regra geral de fé e prática.   Isto é um ato danoso à fé da igreja do Senhor Jesus.
  b) 2ª Pedro 1:16 ; 2ª Pedro 2:1-3. Com todo respeito aos defensores da doutrina ( Cair no Espírito); para mim não passa de ficção e não tem nada com  a fé bíblica. 
  c) Mateus 7:24-27. Estão divulgando  uma  fé estruturada no emotivo, sem o apoio da Palavra de Deus como fundamento.
4ª Divisão: Mateus 13:24-30. Não há o que fazer para evitar este desastre na fé, pois esta prática
entrou na igreja do Senhor Jesus e sem base e apoio bíblico, envolveu os corações até de pessoas esclarecidas, mas equivocadas pelo conhecimento que ensoberbece; 1ª Corintios 8:1-2, e com medo de perder seus adeptos de fé, se deixam levar por esta doutrina que não tem base nem amparo legal na Palavra de Deus.
  a) Mateus 13:18-23.  A semente que foi lançada é a oportunidade que todos tiveram em ouvir  a pregação da Palavra de Deus, de modo simples e genuíno, sem emendas filosóficas humanas espetaculares.
  b) João 20:24-31.  O que está registrado não é toda a Palavra de Deus, mas é o que Ele deixou e é o bastante.
  c) Romanos 15:17-19. Devemos nos contentar com os exemplos bíblicos e não nos deixar enredar ( Nos levar) por experiências extra bíblicas trazidas pelo Neo - Pentecostalismo radical à igreja do Senhor Jesus Cristo, que podem levar à perda da salvação. Colossenses 1:21-23.
 Alguns acontecimentos que ocorrem nos cultos na igreja, parecem verdade, mas analisadas sob a supervisão da Palavra de Deus e a luz do Espírito Santo, não passam de fanatasias.
   O pior não é ser criança na fé, e sim, ser mediocres, banais.
              Não acrescentam  nada, pois não têm nada a acrescentar .

Nenhum comentário: