domingo, 28 de maio de 2017

Aquilo que mais temia me ocorreu ! Jó.

                                 Estudo Nº 664 - Escrito e editado em 28-05-2017
1ª Divisão: Jó 3:25-26. Jó era um homem temente a Deus e sobre tudo integro,reto e que se desviava do mal.  Ele possuía 4 qualidades que o identificava,  ser um crente no Deus vivo, mas;
   a) Jó 1:6-7. Não sabia que alguém no submundo espiritual do crime, estava de olhos nele, e tinha tempo o suficiente para isto.
   b) Jó 1:9-11.  Ele tinha inveja do comportamento de Jó, e sem descanso planejou uma  forma fatal, para levá - lo a blasfemar contra Deus, pondo as mãos em seus bens materiais.
  c) 1ª Pedro 5:8 ; Apocalipse 12:10.   Não será diferente hoje em dia contra os crentes em Jesus Cristo.
2ª Divisão: Jó 1:12. Apenas se Deus permitir, este tipo de provação pode ocorrer  na vida de alguém fiel a Deus, em suas convicções e fé .
   a) 1ª Corintios 10:11-13 ; Romanos 8:28 ; Tiago 1:2-4 ; Hebreus 10:32-29.  O crente sem uma experiência de lutas, dores e dificuldades, ainda que conheça a Deus, não será completo sem que sua vida passe por momentos decisivos, onde aprendemos que Deus é Deus agindo ou não em nosso favor  e aquilo que Ele representa para cada um de nós, fará a diferença na hora deste tipo horripilante ( horrível e que provoca arrepios ) de provação.
  b) Jó 1:13-19. Todo o sofrimento de Jó, começou em um momento de alegria e descontração,num momento de segurança em que não se considerava o infortúnio inesperado.
  c) Jó 1:2-3. Jó tinha uma família numerosa, pois seus filhos eram dez, sendo sete homens e três  mulheres.  Ele era o homem mais rico daquele lugar em sua época.
3ª Divisão: Romanos 15:4.  Os fatos ocorridos da história de Jó, são para nosso ensinamento hoje em dia, afim de ficarmos sabendo que não apenas o pobre sofre infortúnios na vida, mas que o rico também e mesmo se este for crente em Deus e sua existência. 
   a) Jó 1:5. Jó, por intuição e ensino oral tradicional, pois nesta época não havia uma Bíblia com 66 Livros, era um crente em Deus e tinha temor em Sua presença infinita.  Ele era temente a Deus e considerava Sua Onisciência, Onipotência e Onipresença demonstrando assim o zelo ao oferecer sacrifícios quando nem ele mesmo tinha certeza se seus filhos haviam pecado ou não.  De uma coisa ele tinha convicção ! Ele sabia que Deus sabia e era o suficiente !
   b) Jó 1:20-22. Eu fico pensando neste desenrolar da história de Jó, em como agiríamos diante de nossas provações e que nestes momentos de definições brutais na vida cristã, oque será que Deus teria representado para nós? Isto fará a diferença, pois ninguém está livre de passar por momentos, dias, meses ou até mesmo anos por provações assim.
  c) Jó 2:3. Jó estava sendo provado por Deus e o único motivo para esta provação era sua fidelidade, amparada apenas na intuição que denuncia a existência de Deus dentro do homem interior.  Ele tinha noção de tudo que possuía sendo dom de Deus e até mesmo a sua atual e sofrida existência.
4ª Divisão: Jó 2:4-5. Satanás não fica satisfeito em apenas lançar mãos dos bens materiais do homem fiel, mas também quer lançar mãos de sua saúde, já que se saiu bem em relação aos bens materiais e seus filhos.
   a) Jó 2:6-8. Apenas não poderia lançar mãos da saúde sem a permissão de Deus e não tocar - lhe na vida.
   b) Deuteronômio 32:39. Satanás não tem poder sobre a vida de ninguém !
   c) Jó 2:9-10. O pior é que em uma situação conflitante em relação a fé, quando pessoas queridas e pertencentes à família diz que somos culpados e nos despreza. Dá para entender bem a situação da mulher de Jó, quando ela não era em nada beneficiada pela situação de seu marido que havia ficado pobre e perdido seus filhos e contraído lepra em seu corpo.
  Ela vivia no bem bom da vida boa que seu casamento com jó lhe proporcionou.
5ª Divisão: Jó 2:11-13. Seus amigos vieram, sim, mas para estudarem a vida e a situação de Jó afim de denunciá - lo, pois havia caído em desgraça do miseráveis e ímpios. Não viram para se condoer dele em sua dor, mas em nove meses o condenar e sentenciá - lo como culpado por seu sofrimento.
  a) Jó 3:1-3. Jó amaldiçoou seu nascimento, sem atribuir culpa alguma a Deus.
  b) Jó 3:11,12,13,20,23. Aqui estão as cinco interrogações de Jó.  Afinal, ninguém é de ferro e nem tampouco nosso amigo Jó com toda sua fidelidade. 
A verdade é que Jó não tinha uma experiência concreta com  Deus em relação às perdas, e já que era um homem rico e o mais rico de seu tempo e lugar em que vivia.  
  c)  Jó 16:19-21. Em tudo isto, Jó tinha Deus por sua testemunha ocular e sabia que por sua permissão estava sofrendo e havia perdido tudo.
6ª Divisão: Jó 17:11-16. Ele havia perdido o seu referencial apalpável, assim como, sua riqueza,
seus filhos e sua saúde e se apegou a um referencial inapalpavel  que é a esperança e por ele, esta não é a última que morre, mas que desce junto com ele à sepultura afim de se ter descanso, já que seus sonhos haviam malogrados  não tido bom exito, não tido sucesso.  Esta nem a morte poderia tirar - lhe, pois é viva e esperança viva não é a última e nem morre.
   a)  Jó 19:25-27. Jó cria numa vida indestrutível apesar das evidencias contrárias à sua fé e realidade presente, mas apesar da realidade não estar a seu favor, ele era otimista o suficiente para crer que Deus está no controle e não o decepcionaria.  Ele cria na ressurreição do corpo e sua transformação literal; 1ª Corintios 15:51-54 ; Jó 42:10.A esperança de Jó estava além de
soluções meramente passageiras, muito embora as tivesse experimentado nesta vida.
   b) Jó 21:22. Sem dúvida, ele tinha consciência da supremacia de Deus. 
   c)  Jó 27:1-5. Eu fico imaginando quando estamos em sofrimento, a primeira ideia que temos 
é que Deus parece ter nos abandonado.   Jó não pensava desta maneira, e ao contrário ele sem culpar a Deus, reconhecia a supremacia de Deus em tudo.
7ª Divisão: Jó 28:20-28.  Jó não se embruteceu em seu sofrimento e nem se deixou vencer pelo mal  que o afetava fatalmente durante nove meses.
  a) Jó 30: 24-31. Ele tinha motivo o suficiente para agir de tal forma pelo sofrimento que estava a passar e a execração de seus amigos.
  b) Jó 31:1-6. Jó era um homem rico,  o mais rico do lugar que morava e de seu país em seu tempo de existência na terra, porém, perdeu toda sua riqueza, saúde e seus filhos que eram nada mais e nada menos que dez, sendo sete homens e três mulheres, entretanto, nem assim se deixou levar como desculpas para cometer iniquidade.   Quando muita vezes achamos desculpas no sofrimento  para cometermos pecados absurdos e pensamos sermos abandonados por Deus que sabe e ver todas as coisas patentes aos seus olhos.
  c) Jó 31:15. Não estamos em melhor condições do que Jó. Como agiríamos em uma situação desta vivida na pele por Jó ?
8ª Divisão: Jó 33:13-18. Por intuição e instruções orais, Jó adquiriu a ciência dos cuidados que Deus tem para com o ser humano.
  a) Jó 34:12-15. Eliú ( Ele é meu Deus) que é o significado deste jovem amigo de Jó, foi o que mais se aproximou da situação de Jó, com seus conselhos  e descreve nestes versos em seu conteúdo, a graça e a misericórdia de Deus.
  b) Jó 42:1-6. Jó até por intuição, sabia da existência de Deus e atribuía tudo que possuía como dom de Deus , mas não tinha uma experiência concreta com Deus em relação ao sofrimento por perdas, pois era muito rico e abençoado e não havia até aquele presente momento de sua vida experimentado a perda total.
  c) Tiago 4:13-15. Em resumo, ele pode através de todos estes acontecimentos, concretizar  ao longo de nove meses a experiência própria com Deus e já não mais por intuição e nem de forma oral, como aprendeu ao longo de sua vida, mas vivencial, quando aprendeu a depender de Deus em qualquer circunstância.
  Esta verdade está bem explícita em Jó 42:2e 5      
2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.   
5 Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos.   

Nenhum comentário: