terça-feira, 9 de maio de 2017

O perigo do conhecimento bíblico sem a direção do Espírito Santo de Deus.

                              Estudo Nº 656 - Escrito e editado em: 09-05-2017
Introdução: 2ª Pedro 3:14-18. Temos a necessidade fundamental de crescer e conhecer ao Senhor Jesus Cristo, dentro do contexto bíblico, sistematicamente.
  a) Hebreus 8:11. Há um confronto interno que identifica o conhecimento real  e
imanente de Deus uniforme e multiformemente; quase inexplicável. Mas há !!!
 b) 1ª João 2:27. Está implícito no intimo e se revela de forma peculiar individualmente a cada um como um todo sem restrição.  
 c) 1ª Corintios 8:1-2. Não é um conhecimento intelectual da Bíblia repleto de letras, mas muito mais do que imaginamos; 2ª Corintios 3:4-6. Amparado por respostas no íntimo, na alma, sem violar os princípios da Bíblia como Palavra de Deus. Quando esta é a regra geral de fé e prática.
1ª Divisão: Mateus 4:1,3,6,9. Esta capacidade que o diabo tem de manipular a Bíblia, se torna inerte, quando somos guiados pelo Espírito Santo de Deus, pois é previsto que o diabo tem seus
métodos específicos de agir; 2ª Corintios 2:11, quando ele conhece; Mateus 4:V3. os conflitos e ansiedades humana; V6. conhece as dúvidas e indagações humana; V9. conhece as ambições e egoísmo humano.
  a) João 16:13 ; Mateus 4:1,10. Dentro deste conhecimento sob a supervisão do Espírito Santo de Deus e tendo como regra geral a Bíblia, teremos as respostas adequadas e inquestionáveis das quais são: Mateus 4:V10ª - Responder com autoridade ; V10b - Responder com conhecimento ; V10c - Responder com convicção absoluta.
  b) Gálatas 1:8-9. Deste ponto de conhecimento bíblico, não há a mínima possibilidade de se dar crédito ou ouvidos a ensinamentos extra-bíblico; há sim, um confronto direto, discreto, e
obediente única e exclusivamente à Palavra de Deus como princípio fundamental que permite a credibilidade do ensino absorvido pelo ouvinte; Atos 17:11.
  c)  2ª Timóteo 2:15. Maneja de tal forma a aceitar com firmeza de convicção interior que:
1ª Corintios 8:1-2. Todo o conhecimento é adquirido e se resulta em nada, quando o mesmo Paulo que nos propõe sermos habilidosos com a apresentação da Palavra no conhecimento, é o mesmo que diz que o excesso, nos  torna orgulhosos e presunçosos.
2ª Divisão: 1ª Timóteo 6:3-4. Todo o conhecimento da Bíblia, sistematicamente, sem a supervisão do Espírito Santo de Deus, é conflitante e destruidor.  Causa desconforto e confunde.
  a) Tiago 3:13-18. O conhecimento da Bíblia deve promover harmonia entre os adeptos d'Ela, pois o que a torna patente é a Sua pureza, paz e desprendimento total.
  b) Daniel 4: 25-33. O conhecimento bíblico sem a supervisão do Espírito Santo de Deus, leva o indivíduo a ficar pastando na fé  e pior, pode levá-lo a;
  c) Atos 12:21-23. Cair pingando bicho na fé !
3ª Divisão: Romanos 15:18. O conhecimento da Bíblia sem a supervisão do Espírito Santo de Deus é perigoso, pois o individuo pode se deixar levar por filosofias que parecem ser bíblica.
  a)  João 5:39 ; 2ª Pedro 1:16.  O crente em Jesus Cristo deve examinar e não apenas ler a Bíblia.  Deve estar atento para não se contentar com histórias contadas.
  b) Colossenses 1:21-23. O conhecimento bíblico como história apenas é perigoso e pode por em risco a salvação individual;
  c) Provérbios 17:27-28. E isto não se resume a saber ler e escrever, mas em ser prudente.

Nenhum comentário: