quarta-feira, 24 de maio de 2017

Muito mais do que dizimo e ofertas.

Estudo nº 662 - sugestivamente depois de 666 e antes de 663. Escrito e editado 24-05-2017
 Introdução: Atos 4:32-35.  Mais do que dizimo e oferta porque, em si tratando de crescimento da igreja do Senhor Jesus ( Especificamente ), o poder financeiro que sustenta o luxo, em Cristo desaparece simplesmente, quando se trata de crescimento da igreja de Jesus.
  1ª Divisão: Atos 2:41-47. Este poder desaparece para dar vida ao poder aquisitivo conjunto.
Não há lugar à opulência, pois todos tinham tudo em comum e em virtude deste modo de viver característico da igreja primitiva em contexto ao evangelho que os apóstolos pregavam e dando exemplo de vida em KOINONIA, a igreja cresce, pois as pessoas eram alcançadas pelo testemunho desta comunhão.
  Num tempo de perseguição romana, quando os imperadores Calígula e Néro, neste período inicial, perseguiam e confiscavam os bens, quando alguém se decidia por Jesus Cristo.
  Aqui, todos os bens eram confiscados por Roma.  Não houve até este presente século tempo pior na história da igreja do Senhor Jesus ( Especificamente ) 400 anos de perseguição romana.
  Domiciliano foi tão cruel que se auto intitulou um deus romano e exigia que todos o adorassem e se não, a pessoa morria e os bens eram confiscados por ordem do imperador romano.
   a) Hebreus 10:32-38. Ao contrário dos que sustentam a doutrina da prosperidade, nestes tempos atuais, havia o confisco dos bens do crente em Jesus Cristo.  Por este motivo vendiam e repartiam tudo entre os irmãos.  A igreja hoje deixa muito a desejar neste quesito...
Pensem como quiser, o justo viverá pela fé e não de sentimentos e concretizações que nem sempre ocorriam; Hebreus 11:13." Morreram na fé sem com tudo terem alcançado a concretização da promessa.  O Capítulo 11 de Hebreus inicia com o sucesso da fé e termina sem a concretização desta referida fé.
  b)  Tiago 2:19. Foram espoliados( Perderam tudo ) em benefício do crescimento da igreja da qual professavam a fé em Jesus Cristo.   Já que hoje existem muitas igrejas travestidas de igreja do Senhor Jesus e pregam a prosperidade, isto não é surpresa.  O diabo também crê e treme diante de Deus.
  c) Hebreus 13:5. Absolutamente, não é o dinheiro com o seu poder financeiro que promoverá o crescimento da igreja do Senhor Jesus ( Especificamente ), e muito embora necessário.
2ª Divisão: Lucas 8:1-3 ; Mateus 6:24. É necessário, mas não é tudo.
  a) Mateus 10:8-10 ; Mateus 10:42. É sim, necessário à sobrevivência, mas não é tudo.
  b) 1ª Timóteo 6:3-21. A doutrina da prosperidade não é proibida aqui, mas não é definitivamente uma resposta Divina aos anseios da sua igreja.  Pode neste caso, até ser prejudicial e desviar o crente em Jesus Cristo de sua trajetória cristã corrompendo - o.
  c) 1ª Crônica 29:3-17.   Sendo Deus Senhor de tudo que existe, não depende de recursos humanos em relação ao financeiro para desenvolver o crescimento de Sua igreja na terra.
3ª Divisão: Apocalipse 2:9 ; Apocalipse 3:10.  Pobreza e fraqueza não parece desabonar a credencial de duas igrejas aprovadas por Deus, das sete igrejas da Ásia?
  a) Apocalipse 3:15-17. Uma igreja suntuosa e bem sucedida, está entre as cinco igrejas que não foram aprovadas por Deus, e muito embora tivessem credenciais que as identificassem.  Não eram pobres e nem fracas, pelo ao menos, aparentemente.
 A qui está a verdade de que uma igreja rica não significa aprovada por Deus.
  b)  Tiago 1:9-11 ; Tiago 5:7. Será que ser crente em Jesus Cristo tem de se tornar rico materialmente para caracterizar que é de Jesus ? Ahn !!!  Apesar de não ser de tudo errado ?
  c)  Mateus 6:33-34. Tudo sim !  Até a prosperidade ! Mas o reino de Deus deve estar em primeiro plano.
3ª Divisão: Filipenses 3:16-19. Ser crente desta classe é desmerecer os crentes de Hebreus que tiveram seus bens confiscados e que não foi pouco, mas a igreja apesar da perseguição romana e espólios de bens, chegou até o século XXI pela mão poderosa de Deus.
  a) 1ª Corintios 16:14-17 ; Atos 28:30-31. Paulo não possuía carrão do ano e nem casa própria, mas a igreja crescia.
  b) Atos 18:3 ; 1ª Corintios 4:8-16 ; 1ª Corintios 9:14-18 ; 1ª Tessalonicenses 2:9 ; 1ª Timóteo 5:17-18. Isto não quer dizer que o dinheiro não seja necessário, mas que não é tudo.
  c) 1ª Reis 17:1-24. Mas, quanto ao crescimento da Igreja de Deus, não depende de recursos monetários para estabelecer o propósito Divino.
 Neste caso da viúva de Sarepta, objetivamente e não específico, Nabote ainda não havia sido assassinado por Jezabel e Deus não destinou - o para sustentar ao profeta Elias, mas uma viúva que não tinha recurso algum a não ser um pouco de farinha, azeite e água, ora, água num tempo de seca.
     Deus não quer meu dizimo apenas, mas me quer como um todo e para quem pensa que dizimo não é para os dias atuais, está correto, pois hoje Deus quer meu todo.
  Embora Ele não precisa de mim para nada, pois pode usar a quem quiser e como quiser.
                               E tenho dito !!!!

Nenhum comentário: